alt

A espera valeu a pena! Aguardado ansiosamente pelos professores da rede municipal, Pedro Bandeira abrilhantou, ainda mais, o 8º Seminário Municipal de Educação “Professor, Garantia de Sucesso – Cuidar do Direito de Aprender”. O evento, promovido pela SME/PMDC, aconteceu de 13 a 15 de março, no Teatro Raul Cortez.

 

Diversas palestras e mesas redondas, convidados de renome no cenário educacional brasileiro e, aproximadamente, 2 mil professores participaram dos encontros e tiveram uma grande oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, capacitar-se e aperfeiçoar sua atuação profissional. O escritor, jornalista e professor, Pedro Bandeira, esteve presente na cerimônia de encerramento do seminário e promoveu uma incrível palestra para cerca de 400 pessoas presentes.

 

Antes da palestra, o famoso escritor da literatura infanto juvenil, que já vendeu cerca de 23 milhões de livros, concedeu uma entrevista à Diretoria de Comunicação e Promoção do Gabinete da SME. No encontro, Pedro deixou registrado inúmeros questionamentos a respeito de temas como alfabetização e letramento.

 

O escritor, jornalista e professor, Pedro Bandeira, fala sobre alfabetização e letramento“O grande problema dos brasileirinhos, dos nossos pequenos estudantes, é a dificuldade do letramento. Durante a palestra vou passar dicas e toques de técnicas e práticas que os professores podem usar em busca do letramento e da alfabetização”, disse Pedro. Desta forma, o escritor falou o uso de pequenos textos e poesias em sala de aula, e de como os mesmos podem auxiliar o processo de alfabetização dos alunos das séries iniciais.

 

Pedro Bandeira destacou, ainda: “Muitos de nós, professores, só queremos dar aula para aqueles alunos que são bons. Não podemos afastar os alunos que nos dão trabalho. Ao contrário, devemos nos aproximar deles”. Em outro momento, o escritor afirma: “Faço livros para serem lidos por crianças e jovens. O que mais quero é ver essa garotada tendo prazer em ler”.

 

Para a Professora Roberta Barreto, Secretária Municipal de Educação, a palestra contribuiu muito para fazer os profissionais refletirem sobre sua prática pedagógica e sua atuação em sala de aula. “Pedro Bandeira, com sua fala corriqueira, informal e muito próxima da realidade, propôs alguns questionamentos que, certamente, levaram a reflexão do grupo. Sairemos daqui, esta noite, com um novo olhar sobre a educação, cada vez mais preocupados em garantir o direito de aprender a todos os nossos alunos”, destacou Roberta Barreto.

Fotos: Everton Barsan

ACESSO E-MAIL

LINHA DIRETA!

NUVEM

Serviço de hospedagem de arquivos.

Guarde seus arquivos e compartilhe com seu grupo de trabalho.

Clique aqui para solicitar esse serviço.